[off] Questões de Filosofia da Arte – Update

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Bom, vou reupar as questões. Agradeço a todos os grupos, e infelizmente não posso fazer nada se alguns grupos deixaram de enviar. Boa sorte pra todos na quarta!

E esse é o esquema da prova de português hoje:
-Variação Linguística
-Coesão e Coerência
-Tipologias Discursivas
* O Parágrafo
-Modos de Organização do Discurso
* Narração
* Descrição
* Dissertação
-O Novo Acordo Ortográfico
-Concordância
-Regência

Kant: A Superioridade da Natureza sobre a arte
Grupo do Michel

1) De acordo com Immanuel Kant para se ter uma investigação crítica a respeito do que é “belo” é necessário o quê?
R: De acordo com Kant para se ter uma investigação crítica a respeito do belo, devemos estar orientados pelo poder de julgar. O poder de julgar, pertencendo a todo sujeito, é universal e congraça o julgamento estético, especulativo e prático.

2) Qual era o princípio da investigação crítica?
R: Seguindo o raciocínio de Kant se posicionarmos na frente de vários indivíduos um objeto de arte, observaremos que as impressões causadas serão as mais diversas. Então chegaremos à conclusão de que a observação atenta e valorati-va daquele objeto, somada as diferentes opiniões que foram apresentadas pelos indivíduos, nos dá respaldo para afir-mar que o gosto tem que ser discutido.

3) Segundo a crítica de Kant qual a diferença entre estética e belo?
R: Estética: primeiro lugar, na realidade só preocupar-se com o sujeito, e não com a natureza do objeto representado.
Belo: Definir algo belo é sentir algum tipo de elo entre a representação do objeto e sensação que ele produz.

4) Como é definido o “prazer” de observar um objeto pela filosofia de Kant?
R: O sentimento de prazer deve ser “gratuito” surgindo naturalmente da imaginação e do entendimento do sujeito acio-nadas pela representação.

5) Na perspectiva de Kant o que seria o “gênio”?
R: Aquele através de quem a natureza mostra em forma de dons naturais e não aqueles conhecem antes o seu produto, antes mesmo de tê-lo produzido.

6) Como era representada a beleza natural segundo ele?
R: Cita que a beleza natural proporciona um prazer estético mais puro e imediato do que algo artístico. Diante da beleza natural, é mais difícil relacioná-la a uma finalidade de intenção humana ao contrário de um produto da arte.

7) Kant classifica as “belas-artes” em espécies de arte de acordo com o que o homem utiliza para se comunicar. Quantas e quais são essas espécies de arte?
R: Existem três espécies de arte, sendo a arte da palavra, em que ele enquadra a poesia, a arte figurativa, que compre-ende as artes plásticas e a arte do belo jogo de sensações, que compreende a musica e as cores.

8 ) Segundo Kant, o que torna algo belo?
R: Achar uma coisa bela é sentir subjetivamente um elo necessário entre a representação desta coisa e o prazer que esta representação produz.

9) Kant mostra que a beleza natural proporciona um prazer estético mais puro e mais intenso que a beleza artística. A que se deve esta superioridade da beleza natural sobre a da arte?
R: Deve-se ao fato de que diante da beleza natural, é-nos mais difícil relacionar sua finalidade ( o que a torna adequada a nossa representação ) com alguma intenção humana do que quando se trata de um produto da arte

10) Para que uma coisa possa dar lugar a um juízo de gosto universalmente comunicável é preciso que sua representação venha acompanhada de um tríplice “sem”. Explique.
R: É preciso que ela seja: “sem interesse” (que ela seja desprovida de qualquer função ou uso) “sem conceito” (que ela não derive de algum conceito de belo) e “sem que represente um fim”(que ela não comporte nenhuma utilidade nem conformidade a uma norma ou um ideal.

Metafísica da Arte
Grupo do Hugo

1 – O que significa “metafísica da arte”?
R: É o estudo sistemático ou detalhado da arte.

2 – Schopenhauer era contra qual filosofia?
R: Filosofia hegeliana.

3 – Como Hegel resumia sua filosofia?
R:  “O racional por si só é real”.

4 – Como Nietzsche via a arte?
R: Como “valor supremo”.

5 – Explique:
“A natureza é um templo em que pilastras vivas deixam escapar por vezes confusas palavras”.
R: A natureza é um templo onde as pessoas deixam escapar arte.

6 – Cite os opostos kantianos.
R: Sujeito/objeto, liberdade/natureza, número/fenômeno, razão/sensibilidade.

7 – Dê a definição de cor segundo Schelling.
R: Cor é a indiferenciação absoluta da matéria.

8 – O que é o conceito de claro – escuro?
R: Claro – escuro nada mais é do que a junção da luz e da sombra. Schelling cita como a pintura dentro da pintura, denominando-a também como a “alma da pintura”.

9 – Em que consistia a “intuição intelectual”?
R: Consistia na intuição das coisas em si.

10 – Qual era o ponto de vista de Schelling em relação a obra de arte?
R: Segundo ele, a obra de arte seria o resultado de uma operação conjunta entre o impulso natural, inconsciente, e a atividade consciente, livre, voluntaria.

A Arte como conceito do Intuitivo
Grupo do Paulo

1. Qual a preocupação de Schopenhauer ao definir uma obra de arte?

2. Porque Schopenhauer acredita que a arte nos mostra o mundo visível porém de forma mais acabada?

3. Quais os dois tipos de conhecimento definidos por Schopenhauer?

4. De acordo com a estética de Schopenhauer, a música é tratada em nível diferenciado, tendo cada um de seus elementos relacionados diretamente a cada ser que habita o mundo. Com isso, qual a definição dada pelo filósofo a tal segmento das artes?

5. Qual a essência das artes segundo a estética de Schopenhauer?

6. O primeiro pressuposto hegeliano: “A arte é um saber:  O conhecimento é apenas imediato ou intuitivo” possui alguma semelhança com a estética definida pelo filósofo Schopenhauer?

7. Qual a relação que Hegel faz referindo-se aos tipos de artes e a unidade do sensível e espiritual, exterior e interior?

8. O conteúdo da arte é a religião, relacione tal pressuposto com cada tipo de movimento artístico, denominado por artes objetivas e subjetivas, de acordo com a visão de Hegel.

9. Qual característica a arte cristã possui para que Hegel possa definir que ela possui um equilíbrio entre o sensível e o espiritual?

10. Em sua última definição sobre o desenvolvimento das diferentes artes, Hegel afirma que a arte cristã também é responsável pelo fim da arte. Por qual razão Hegel faz tal afirmação?


A Elaboração da Verdade

Grupo do André

01 – Com quem Heidegger concordadava sobra a metafísica da subjetividade?
R. Ele concordava e aceitava a ideia de Nietzsche

02 – Qual a base dessa metafísica?
R. A base da metafísica heideggeriana é a obra de arte

03 – Essa base pode ser tratada como coisa? Explique.
R. Ela pode ser tratada como coisa, pois pode ser carregada, comercializada e isso faz dela um objeto

04 – Qual a diferença entre obra e utensílio?
R. A obra traz a verdade que o utensílio esconde

05 – Qual relação revela a verdade da obra de arte?
R. Relação mundo-terra

06 – Defina Gestalt.
R. A figura, que traz em seu traço todo o conceito de verdade

07 – O que Heidegger achava da arte abstrata?
R. Algo que o artista tem de superior ao olhar não crítico

08 – Qual quadro de Van Gogh Heidegger utiliza para explicar a verdade da coisa pela obra?
R. A Pair Of Shoes, de 1886

09 – Que filósofo [ao contrário de Heidegger], acha que a arte está morta?
R. Hegel

10 – Qual a principal preocupação de Heidegger para que as obras não caiam no esquecimento?
R. Não conhecer a obra apenas como um objeto e aceitar a verdade que essa obra traz ao mundo

Perguntas sobre Nietzsche
Grupo do Danilo

1: Segundo a frase “a arte surge no homem como uma força da natureza” que veio da convicção pós romântica de Nietzsche, de exemplos de alguns estados que favorecem essa frase?
Resposta: Estados corporais e estados e hiper sensibilidade.

2: Quais são as duas divindades presentes em o “nascimento da tragédia” ?
Resposta: Apolo e Dionísio

3: As divindades de “o nascimento da tragédia” são encarregadas de despertar no homem dois estados criativos básicos, quais são eles?
Resposta: O sonho e a embriaguez

4: De no mínimo dois exemplos dos efeitos desses dois estados criativos básicos.
Resposta: No sonho – figuras ideais dos deuses, a medida, a separação, e os elementos plásticos. Na embriaguez – narcóticos e a sexualidade.

5: Qual é o nome dado por Nietzsche, ao sujeito-espectador, aquele que detém o sentido do espetáculo trágico?
Resposta: Artista ouvinte

6: Como Nietzsche expressa a todo tempo a paixão que o homem deveria ter a arte?
Resposta: A arte deveria ser como o grande estimulante da vida.

7: Cada um de nós é um artista quando afirmamos nossa própria vida, de no mínimo dois exemplos de como isso é possível.
Resposta: Através de imagens, de formas, de palavras, de gestos e de sons.

8: como Nietzsche foi considerado?
Resposta: Ele foi considerado como um dos autores mais controversos na história da filosofia moderna.

9: Qual foi o livro mais famoso de Nietzsche?
Resposta: Foi o livro, “Assim Falou Zaratustra.”

10: Fale-me a principal conquista de Nietzsche na Universidade de Basiléia?
Resposta: Ser nomeado professor aos 25 anos de idade.

A Filosofia da Arte
Grupo da Barbara

Pergunta 1: Quem foi Platão?
Resposta: Platão foi um filósofo grego, nasceu 427a.C e faleceu 347a.C em Atenas, discípulo de Sócrates, fundador da Academia e mestre de Aristóteles. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Aristóteles, Platão era um apelido que provavelmente, fazia referência a sua característica física, tal como sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas.

Pergunta 2: O que é Mimese?
Resposta: Designa a ação ou faculdade de imitar; cópia, reprodução ou representação da natureza, o que constitui, na filosofia aristotélica, o fundamento de toda a arte.

Pergunta 3: Qual diferença entre um pintor e um artesão?
Resposta: O artesão fabrica o objeto e o pintor expressa o objeto por um distanciamento do real e do verdadeiro, produz uma imitação.

Pergunta 4: Como é dividida a mimese?
Resposta: A Mimese se dividi entre a arte de equisição e a arte de reprodução, dividida em produção de coisas reais e em produção de simulação.

Pergunta 5: O que é o efeito trompe-l’oeil?
Resposta: É uma técnica artística com truques de perspectiva e ilusão de ótica, deve ser visto de uma certa distância e de um certo ponto de vista. Se estiver perto demais da impressão desaparece e a ilusão vira confusão com falsos prazeres.

Pergunta 6: Para Platão o que é sedução da arte?
Resposta: É fazer esquecer as verdadeiras realidades, a estática é a fisiologia aplicada e a beleza tem o efeito inverso desviando da sensibilidade e do corpo.

Pergunta 7: Como podemos classificar a Tékhnê?
Resposta: É a arte de saber fazer bem, atingir a perfeição.

Pergunta 8: A Diferença entre julgamente determinante e julgamente reflexivo?
Resposta: Julgamente determinante é quando o universo já é conhecido, o particular nada mais é do que um caso da lei e o julgamento reflexivo organiza o conhecimento que podemos ter da natureza pressupondo nela uma causalidade do conceito em relação ao seu objeto, isto é uma técnica da natureza, uma arte da natureza.

Pergunta 9: A obra deve sua arte a que fim?
Resposta: Ao fim que é pensando antes que essa obra seja realizada.

Perguntas 10: Partindo de Platão, a concepção moderna da arte é caracterizada de que maneira?
Resposta: De um lado pelo vinculo da beleza de certas artes e do outro lado pela definição dessa beleza que nasce de um prazer estético, mais ou menos puro, radicalmente subjetivos com raízes na filosofia platônica.

Criação e Creação
Grupo do Lucas

1º- Qual é o processo da atividade creadora?
R: Inspirar, incubar e eclodir. A incubação é a continuação da inspiração, a eclosão é o termo final das duas.

2º- O que é incubar ? O que é eclodir?
R: Incubar é gestar , eclodir é nascer.

3º- Qual é a diferença entre criar e crear?
R: Criar é passar de uma forma finita para uma forma finita, crear é passar do infinito para o finito.

4º- O artista ( ser finito) pode realizar um ato creador? E pode esse mesmo artista realizar o ato contrario, a “descreação”?
R: Nenhum ser finito (o artista) pode realizar um ato creador, pois esse ato creador vem de um poder infinito, fazendo uma transferência do infinito para o finito e nenhum ser finito é capaz. Mas o ser finito pode sim descrear, pois é um ato negativo que esta no poder do agente finito.

5º- São os pais que dão a vida aos seus filhos?
R: Não, os pais não causam a vida de seus filhos eles apenas condicionam a sua individualização, a sua finalização, a sua existencialização.

6º- Existe algum modo do agente finito fazer parte desse ato infinito?
R: Sim, o único modo de crear da parte dos finitos é sendo um “creador condicional”,pois ele não causa o ato creador. Causa é um agente interno, cindição é um agente externo.

7º- Quando um ser finito se torna um ‘creador condicional”?
R: Quando o ser finito se torna consciente que ele e o infinito se tornam um só, tornando se um “creador casual” por participação.

8º- O que o artista precisa para que esse ato creador se inicie?
R: Necessita o artista de uma concepção, de um contato vital com a fonte de vida infinita, pois todos temos esse contato vital com o infinito, mas esse contato é meramente objetivo e inconsciente.

9º- Para que o processo creador possa acontecer, o que é necessário?
R: O processo creador , incubação rumo a eclosão, exige longos períodos de silencio e grande cabedal de paciência.

10º- Há alguma maneira de se ligar a águas da verdade e da beleza pelos canais conscientes?
R: Não, é uma perca de tempo e trabalho tentar fluir as águas da verdade e da beleza por canais conscientes , esses canais não tem contato com  o infinito ou seja o inconsciente

Libidio
Grupo do Renato

O QUE E LIBIDO?
O substantivo latino “libidio” é derivado do verbo libere, que quer dizer “gozar”, “ter prazer”.Libido é, pois. Uma sensação de prazer

ONDE SURGIRAM AS PRIMEIRAS REPRESENTAÇÕES DE NÚ?
As primeiras representações de nus com uma finalidade estética surgiram na Grécia Antiga
COMO SÃO CHAMADOS AS ESPÉCIES SUPERIORES DE LIBIDO  “MENTEAL E RACIONAL “EM GREGO ?
São chamados de Eros .

QUEM FOI EROS?
Deus grego do amor, também conhecido como cupido.

OQUE DIZ A LENDA SOBRE EROS ?
Que ele disparava flexas de amor nos corações.

ONDE PODEMOS ENCONTRAR NÚ ARTISTICO NOS DIAS DE HOJE…
Hoje podemos encontrar o nú artístico em revista, pinturas danças, etc

CITE ALGUNS ARTISTAS QUE TRABALHAVAM COM A ARTE EROTICA ?
Pablo Picasso, Anita Malfatti , Ismael Nery e talentos emergentes, como Fernanda Preto.

APONTE ALGUNS PONTOS QUE O LIBIDO ABRANGE
O libido abrange 3 pontos essênciaisi : libido vital, libido mental, libido racional (esperitual)

COMO ERA O NÚ ARTISTISCO NA ERA DE EROS.
Na era de Eros os homens eram retratados como homes fortes, de corpo escultural
NA GRECIA DIZIAM QUE O LIBIDO ERA DO  ANER DE DA GYNÉ, O QUE ISSO QUERIA DIZER.
Isso queria dizer que ele era do homem e da mulher.

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Um comentário em “[off] Questões de Filosofia da Arte – Update

  1. Mais uma vez te agredeço véio infelizmente faltam ainda…e fizeram o favor de mandar pra vc soh as questões…parabéns ¬_¬’

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