Vanguarda Russa

061228_rodchenko-design1

Esta é, provavelmente, uma faceta menos conhecida de Aleksandr Rodchenko – o design. Mas o que é facto é que o artista russo era uma personagem multifacetada que se sentia tão à vontade na pintura como na escultura, no design ou na fotografia, que o notabilizou. Os seus trabalhos publicitários e comerciais são surpreendentes não só pelo insólito de serem feitos por um artista “revolucionário” como pela inovação gráfica que trouxeram.

É bom não esquecer que, no início da revolução russa, a arte moderna ali encontrou condições privilegiadas para florescer ao abrigo dos ideais de criação de um Novo Mundo enquanto não foi sacrificada no altar do Realismo Socialista. Da Rússia veio Kandinsky, Chagall, Soutine, o Suprematismo; veio a base para toda a abstracção geométrica; sem as vanguardas russas talvez não existisse Mondrian nem a Bauhaus…

Se fizermos uma pequena pesquisa na Internet sobre o artista poderemos verificar que a maioria das entradas dizem respeito precisamente à sua obra publicitária. Curiosamente ainda, muitas delas foram concebidas em parceria com o malogrado poeta Vladimir Mayakovsky, parceria tão inusitada como revolucionária…

RED HOT CHILLI PEPPERS – OTHERSIDE
o melhor clipe sobre estilo pré-moderno/construtivista que existe

Texto sobre Rodchenko: Obvious

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s