Como calibrar seu monitor facilmente em três passos

calibrizeIconLarge

Pra quem trabalha com imagem digital, seja com edição de fotografias digitais ou criação de imagens para publicidade ou outros, manter um monitor calibrado é essencial. Para quem não sabe, quando compramos um monitor, ele vem de fábrica com uma configuração de cores padrão, e muitas vezes não corresponde às cores reais. Se você costuma editar suas fotos no computador antes de enviá-las para impressão, pode correr o risco de receber um conjunto de impressões totalmente fora da realidade em relação a vista em seu monitor. Além disso, calibrando seu monitor para exibir as cores, contraste e brilho corretamente, vai garantir que as imagens vistas estará o mais próxima possível da imagem vista pela pessoa que a criou.

Existem várias formas de calibrar um monitor. O próprio Adobe Photoshop vem com um aplicativo para auxiliar nessa tarefa, o Adobe Gamma. Existem também alguns periféricos, chamados de colorímetro, que fazem a calibração via hardware. Dentre todas as formas citadas, a calibração por meio do colorímetro é a mais próxima da perfeição e caso você seja um profissional de edição de imagem, recomendo que mantenha seu monitor em dia utilizando um (uma rápida pesquisa no Google vai retornar várias opções de colorímetros). Mas se você gosta de ter um monitor sempre bem configurado e tem a edição ou apreciação de imagens como um hobby, pode optar por utilizar a calibração via sofware. Para esse intento, apresento-lhes o Calibrize, um aplicativo que promete configurar seu monitor de uma forma simples, em apenas três passos.
Para começar, baixe o aplicativo pelo site do fabricante, aqui: http://calibrize.com/. Após instalar, certifique-se de que a claridade do ambiente no qual está o monitor a ser calibrado está de acordo com a que costuma trabalhar. O ideal é um ambiente bem iluminado e sem reflexos externos (causados por janelas, sol, vidros e etc).

Calibrize1

Ao iniciar, será exibido a tela de boas vindas. Uma tradução simples da mensagem:

Calibrize vai ajudar você a calibrar as cores de seu monitor em três passos simples. Após concluir o processo, seu sistema deverá ter um confiável perfil de cores e o monitor deverá ser ajustado automaticamente. É recomendável executar esse utilitário a cada algumas semanas.

Calibrize2

A primeira etapa pede para regularmos o contraste e brilho. Isso é feito geralmente por botões localizados em seu próprio monitor.

Primeiro configure o controle de contraste de seu monitor para o nível máximo. Em seguida ajuste o controle de brilho até que o círculo preto quase não seja visto enquanto o fundo escuro aparenta como um sólido. Então tenha certeza de que ao circulo claro [branco] fique visível reajustando o controle de contraste.

Calibrize3

A segunda etapa pede para regularmos a exibição das cores.

Ajuste as barras deslizantes até cada circulo ficar nem mais claro nem mais escuro que o fundo. Esse ajuste pode causar uma desconfiguração do brilho do monitor, Para ter certeza de que isso não ocorreu, volte ao passo anterior e confira novamente o controle de brilho do monitor e reajuste se necessário.

Calibrize4

Finalizando:

Se você clicar em “Salvar” suas configurações serão salvas e carregadas automaticamente a cada vez que o computador iniciar. Além disso, seu perfil de cores será instalado em seu sistema em um local que poderá ser usado por todo programa ICC e que poderá ajudar você a fazer melhores impressões. Veja a ajuda para mais informações sobre isso.

Fiz o teste aqui em meu monitor e a diferença foi grande. Vale a pena tentar.
Fonte: PeopleWare.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s