Os logos de Hollywood

Você vê logos de abertura toda vez que vai aos cinemas ou aluga uns DVDs, mas já parou para pensar quem é o garoto do logo da DreamWorks? Ou qual montanha inspirou o logo da Paramount? Ou quem é aquela mulher da Columbia? Vamos descobrir!

1. DreamWorks SKG: O menino na Lua

Em 1994, o diretor Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg (executivo da Disney) e o produtor David Feffen (sim, o SKG do logo vem do nome dos três) se juntaram para fundar um novo estúdio, entitulado DreamWorks.

Spielberg queria que o logo do novo projeto fosse remanescente da era dourada de Hollywood. A idéia inicial do logo era de um homem pescando na lua, feito com animação digital. Mas o Supervisor de Efeitos Visuais, Dennis Muren, que já havia trabalhado com Spielberg em muitos outros filmes, sugeriu que um logo pintado a mão poderia dar um efeito melhor. Muren pediu para seu amigo Robert Hunt dar vida ao desenho.

Além da versão requisitada, Hunt fez uma versão com um menino pescando numa lua crescente. Spielberg adorou essa versão, que foi escolhida.
E o garoto??? Ele é Willian, filho de Robert Hunt.

O logo que vocês vêem nos filmes foi feito na ILM com as pinturas de Hunt, com colaboração da Kaleidoscope Films (eles desenharam os storyboards originais), Dave Carson (diretor) e Clint Goldman (produtor).

2. MGM (Metro-Goldwyn-Mayer): Leo, O Leão

Em 1924, Howard Dietz desenhou o logo do leão para Samuel Goldwyn’s Goldwyn Corporation. Ele se baseou nos “The Lions”, time da Columbia Univesity. Quando a Goldwyn Pictures se fundiu com a Metro Pictures Corporation e a Loui B. Mayer Pictures, o novo grupo entitulado MGM ficou com o logo.

Desde de então, 5 leões já fizeram o papel de “Leo, o Leão”. O primeiro foi Slats, que triunfou de 1924 até 1928. O próximo, Jackie, foi o primeiro leão que teve seu rugido ecoado para o público. Os filmes ainda era mudos, mas Jackie tinha seu rugido tocado por um fonógrafo assim que o leão surgia na tela. Ele foi também o primeiro leão a aparecer em cores em 1932 (quanta honra!).

O terceiro leão foi Tanner, depois veio um leão sem nome que durou pouco tempo e finalmente Leo, que estreou em 1957 e permanece até hoje.

3. 20th Century Fox: Os feixes de luz

Em 1935, a Twentieth Century Pictures e a Fox Film Company se uniram para criar a Twentieth Century-Fox Film Corporation (depois eles tiraram o hífem).

O logo original da Twentieth Century Pictures foi criado em 1933 pelo pintor de paisagens Emil Kosa, Jr.. Depois da união, ele simplesmente tirou o “Pictures, Inc.” do logo e colocou “Fox” no lugar.
Talvez tão famoso quanto o logo é a musiquinha que o acompanha, apelidada de “20th Century Fanfare” (com certeza ela está passando pela sua cabeça nesse exato momento),  foi composta por Alfred Newman.

4. Paramount: A montanha

A Paramount Pictures Corporation foi fundada em 1912. O logo da montanha, foi primeiramente desenhado por W. W. Hodkinson, baseado na Ben Lomond Mountain de Utah (a introdução animada feita depois, no entanto, provavelmente é a montanha Artesonraju do Peru). É a animação de logo mais antiga de Hollywood!

O logo original tinha 24 estrelas que simbolizavam as 24 estrelas de cinema contratadas (agora são 22 estrelas, mas ainda não apareceu uma explicação). Hoje, a pintura original foi trocada por montanhas e estrelas gerados por computador.

5. Warner Bros: O Escudo

A Warner Bros foi fundada por quatro irmãos judeus imigrantes da Polônia que foram para os Estados Unidos: Harry, Albert, Sam e Jack Warner.
No começo, a Warner tinha problemas para atrair talentos. Em 1925 ela fez o primeiro filme com falas e foi aí que começou a ficar famosa.

O logo da Warner passou por inúmeros redesenhos, quem quiser mais informações sobre cada um, pode acessar o site da CLG Wiki.

6.Columbia Pictures: A moça da tocha

A Columbia Pictures nasceu em 1919 com os irmãos Harry e Jack Cohn. Muitas dos filmes antigos foram produzidos com pouquíssima verba, foi assim que recebeu o apelido de “Corned Beef and Cabbage” (uma comida estranha). Em 1924, os irmãos Cohn renomearam o estúdio para Columbia Pictures Corporation numa tentativa de aprimorar a sua imagem.

A mulher do logo é Columbia, foi desenhada em 1924 e é uma personificação de uma America feminina. A identidade da modelo nunca foi descoberta  e muitas velhinhas já clamaram o posto de modelo.

O logo atual foi desenhado em 1993 por Michael J. Deas, que foi contratado para devolver o ar clássico ao logo.

Fonte: Neatorama
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s