Asterios Polyp

Asterios Polyp (2009) é a primeira graphic novel solo de David Mazzucchelli, artista e ilustrador de HQs americano , que já chegou a trabalhar nos grandes estúdios como Marvel e DC Comics, mas que atualmente é reconhecido por seu trabalho em projetos de quadrinhos alternativos.

Essa HQ é bem interessante porque apresenta um estilo incomum para quadrinhos. Traz referências muito fortes à arquitetura e design. O protagonista é um arquiteto premiado, mas sem nenhuma obra construída, que se vê no meio de uma crise espiritual e existencial depois de perder tudo o que tinha num incêndio.

É interessante que ele vai mudando o estilo de desenho e as cores conforme as fases que o personagem passa durante a história, e os balões apresentam fontes diferentes para cada personagem, caracterizando de maneira gráfica a voz de cada um.

Resumindo, além de contar uma história muito interessante essa hq tem a preocupação com o design gráfico como elemento participante da história. Ainda não foi lançada no Brasil, mas críticas positivas do New York Times e de sites especializados no assunto já estão elevando-a à um clássico das HQs modernas, já considerada pela Publishers Weekly um dos melhores livros de 2009.

Quem não curte ou não liga para quadrinho essa é uma boa indicação para começar a apreciar essa arte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s