Lei para regulamentar uso do Photoshop?

Na semana passada vi uma notícia que me chamou a atenção: a proposta de lei da deputada Valérie Boyer que pretende regulamentar o uso do Photoshop em imagens publicitárias, editoriais e artísticas. Segundo ela, fotos retocadas, que forem publicadas na França a partir da aprovação da lei, deverão vir acompanhada do seguinte aviso: “Esta fotografia foi retocada para modificar a aparência física de uma pessoa”. A multa pra quem desrespeitar seria algo em torno de 37.500 euros.

A discussão é boa e já é antiga (olha essa matéria da Istoé de 1998). Maquiagens e luzes sempre foram utilizadas pra “retocar” a realidade sem muitos problemas, mas parece que o photoshop passou do ponto. Segundo especialistas avisar que a foto foi retocada ajudaria principalmente crianças e a adolescentes a perceber que por exemplo, um corpo com aquelas proporções das mulheres de capa de revista (magérrimos e perfeitos, peles de plástico, livres de celulite ou qualquer outra imperfeição natural), só é possível com a ajuda de computadores.

Pessoalmente detesto restrições. Na maioria dos casos, ela só serve para consertar falhas. Orientar e educar uma criança para que ela entenda e esteja bem resolvida (com seu corpo, por exemplo) dá mais trabalho e os resultados são mais a longo prazo e restringir vira a solução (assim como ocorre com bebidas, cigarro, videogames violentos….). Fico imaginando daqui alguns anos a quantidade de textos legais que vão existir num anúncio de página simples….

Tirando a parte polêmica, o photoshop traz resultados no mínimo engraçados. Modelos sem pernas, mãos invertidas, mulheres cabeçudas… E tem até alguns mais bizarros como esse que ilustra o post com a Beyonce branca e negra em capas de revistas diferentes. Quem quiser dar uma espiada em mais desastres do photoshop, dá uma espiada nesse site. E ainda tem esse site, que não é de desastres – embora haja alguns – mas um portfólio de retocador de imagem, também interessante (veja o antes e depois).

A parte boa é que, ao que tudo indica, estamos num processo de volta às raízes, onde fotos retocadas estão sairão de moda (aqui), corpos perfeitos não serão mais uma questão de vida ou morte, e até a velhice com suas rugas serão valorizadas. Veremos.

via updaters!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s