Analogic Tattoo

Arthur Camargo e Maria Fernanda Brum são um casal de tatuadores que acreditam que os limites da tatuagem vão muito além da pele. Eles desenvolvem o conceito da Analogic Tattoo onde qualquer surpefície pode ser tatuada. Aqui eles contam sobre o começo da carreira, tatuagem e sobre seus projetos.

ORIGENS

Arthur Camargo sempre desenhou HQs e foi convidado pelo Hercoly para ser seu assistente em 1998. “No começo eu gostava de fazer desenhos seja Old School, comics, grafite. Depois comecei a desenvolver um trabalho mais sério e partir para reestruturação do clássico”.

Maria Fernanda Brum começou em 2001 como assistente no estúdio Black Ball e sua inspiração foram as tatuagens do legendário Sailor Jerry da década de 30, que ainda ela estuda. No começo reproduziu os desenhos originais dele: “O bom tatuador é aquele que tem uma referência, estuda, pratica o traço, antes de começar a tatuar”.

Após uma temporada em Campo Grande, eles retornaram para São Paulo em 2004 para trabalhar no estúdio True Love Tattoo, do Edgar de Camargo, irmão do Arthur.

CRIAÇÃO DE UMA TATUAGEM

Cada escola de tatuagem tem regras muito definidas, desde a formulação do desenho, o tamanho, a posição que ela ocupa no corpo, cores, tudo tem uma técnica específica: “ Saber trabalhar dentro destas regras e criar um identidade própria é o que diferencia os tatuadores”, explica Nanda

Nenhum dos dois trabalha com catálogos de desenhos prontos. Cada tatuagem é um trabalho único e original. Para tanto existe uma consulta prévia com o candidato para discutir o desenho para ver a viabilidade da tatuagem. É nesta hora que o bicho come.

De acordo com a Nanda, ”uma tatuagem Old School tem traços simples, cores primárias e uma série de motivos para serem explorados, como coração, adaga, rosa, por exemplo. Uma boa tatuagem tem um único tema.”

Arthur complementa: “Muita gente não entende que nem todo desenho é possível de ser feito. Chega no estúdio e quer um olho chorando que se transforma em cachoeira que desagua numa mata e quer tudo isso em 10 cm. É impossível”.

Hoje a discrminação contra tatuados diminui muito e programas como Miami Ink se tornaram referência. “Isso é bom e ruim. Ao mesmo tempo que serve para difundir o conceito da tatuagem, trouxe algo que é o tal do significado da tatuagem. Alguém perguntou para o Da Vinci qual era o significado da Monalisa? Tatuagem é uma expressão artística. Não precisa de nenhum significado esotérico. Quanto mais espontâneo for o desejo de quem faz uma tatuagem, mais forte é a expressão do conjunto de coisas que a pessoa é”.

Para Arthur existe o outro lado: “Outros já chegam melhor preparados para fazer uma tatuagem. Já pesquisaram, sabem mais sobre os processos e escolas. Antes, a gente fazia um monte de desenhos pequenos e soltos. Agora é mais comum termos clientes que estão querendo tatuagens maiores e com temas bem definidos. Quando começamos tinha mais gente disposta a fazer várias pequenas tatuagens, hoje temos clientes dispostos a fazerem braços inteiros (mangas) e até bodies (tronco).

Não pode se considerar uma volta as origens, mas pelo começo do Arthur como desenhista, hoje eles procuram ampliar as aplicações da tatuagem: “ Já que uma tattoo pode ‘decorar’ um corpo, porque não pode estar em outras surperfícies, como quadro, paredes, roupas?”, questiona Arthur.

Paralelo ao trabalho de tatuadores, ele dedicam uma parte de seu tempo para elaborar ações como desenhos de parede, como aconteceram na MiCasa e no Escritório de Arquitetura de Guilherme Torres, em Londrina, além de apartamentos descolados em São Paulo. É um trabalho que mistura os conceitos da street art e da tatuagem, a Analogic Tattoo.

Além das paredes, os dois desenvolvem pinturas em quadros. Enquanto a tatuagem é um desenho que envolve certas partes do corpo, o trabalho de pintura é uma outra possibilidade de entendimento do desenho. Os princípios da tatuagem estão ali, mas dispostos de uma forma plana.

Eles também desenvolvem desenhos para roupas, tendo até uma linha de underwear criada por Athos de Oliveira. Para MiCasa fizeram duas geladeiras dento do projeto Ice Box.

Nanda e Arthur avisam que isto é só o começo. Que muita coisa ainda está por vir…

Analogic Love: Street art + Tatuagem na Pousada Finca Espírito Santo

via @ fora de moda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s